.Março 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Parabéns a Você...Hoje é ...

. Um Homem também Chora...

. Ele anda por aí

. Arte Popular ou nem por i...

. 17 anos depois...

. E começou a Campanha...

. "Não Exite!!!!"

. Sondagem pós-debate

. Anda cá ao pai!

. Boatos...

.links

.arquivos

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quinta-feira, 11 de Março de 2004

Uma questão de imagem

A Susana colocou uma questão para abordarmos num post: Porque é que quando concorremos a um emprego nos pedem, além do Curriculum Vitae, uma foto? Pois é, a imagem também conta, neste mundo de aparências a imagem física parece também contar para arranjarmos um emprego (seja lá para o que for). Engraçado que este tema também se liga a uma das conversas que tive com o Pipinhox, como tal alterei um pouco o rumo que tinha pensado originalmente para este post.


Comecemos por pensar na expresão "a imagem conta", algumas pessoas associam isto a beleza física, quando as pessoas olham para uma fotografia avaliam a pessoa de acordo com a sua aparência e utlizam como referência a representação de beleza que possuem, mas quando eu utilizo esta expressão refiro-me a algo qualitativamente diferente.


Refiro-me à postura da pessoa, o movimento das pessoas, a sua expressividade, o cuidado com que tem com a sua aparência, o respeito que tem pelo espaço físico de com quem interage, a forma de olhar, o sorriso. E isto sim, na minha opinião, é que conta em qualquer relação, social ou profissional. Se uma pessoa é desmazelada, não tem cuidados com a sua higiene, tem uma postura de ombros descaídos (que transmite alguma inércia ou falta de motivação, talvez uma fraca auto-imagem), ou que tenha um discurso agressivo, afecta a interacção com os outros. Por isso é que alguns cursos de formação profissional fazem treinos de competência sociais, e os resultados têm sido positivos.


Em contextos de emprego muitas vezes querem fotografias, o que me assusta é a avaliação ficar por aqui e o facto de alguns concursos de emprego abdicarem de uma entrevista individual com cada um dos candidatos para avaliarem o tipo de imagem de que falo. Ou seja, na minha opinião, ficar pela avaliação física de alguém é sinal de algum desconhecimento sobre as qualidades e características individuais das pessoas (ou uma desvalorização destas).


E de forma um pouco indirecta, cheagamos assim temos ao primeiro princípio da comunicação interpessoal (enunciado oficialmente neste blog): É preciso saber estar (conscientemente) com os outros, para que a comunicação entre duas pessoas seja mais fluida e genuína. Como exemplo, posso dizer que gosto de falar com pesoas expressivas e com sentido de humor, e que saibam ouvir (este tópico vai dar origem a um próximo post).  Pensem um pouco sobre isto e pensem que tipo de imagem vos incomoda (desmazelo, agressividade, falta de sentido de humor, postura descaída), e também pensem na vossa postura.


Texto: Jorge Amorim

publicado por Phil às 14:42
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Anónimo a 14 de Março de 2004 às 09:53
P/ Pinguim: achei curioso o pormenor dos sapatos :) ... eu a primeira coisa que procuro como referência é o sorriso da pessoa com quem estou a comunicar.Jorge
(http://sonhosurbanos.blogs.sapo.pt)
(mailto:thesandman@sapo.pt)
De Anónimo a 14 de Março de 2004 às 00:02
N sei por quê mas reparo sp nos sapatitos do(a) interlecutor(a) em especial num 1º "round". Panca, talvez:)Postura descaída? Dps queixam-se q a Srª Idosa vos ataca. A assinalarem a sua marreca dessa maneira :D Gostei da "máxima" irei estar atenta e reflectir sobre as ditas questões da comunicação. Jinhospinguim
(http://pinguim.blogs.sapo.pt/)
(mailto:blog_pinguim@sapo.pt)
De Anónimo a 11 de Março de 2004 às 15:11
P/ PipinhoX: Duvido que os temas se tenham esgotado ;) AbraçoJorge
(http://sonhosurbanos.blogs.sapo.pt)
(mailto:thesandman@sapo.pt)
De Anónimo a 11 de Março de 2004 às 15:04
Com posts destes...afinal de contas, vou escrever sobre o quê...a vida sexual dos pumas...??????Ou da falta de vida sexual de muita gente...????PipinhoX
(http://partirgelo.blogs.sapo.pt)
(mailto:fbarreto@netcabo.pt)

Comentar post